Entenda porquê consumir água é tão importante para a saúde física e mental

O termo “beba água” nunca esteve tão em alta como ultimamente. Isso porquê esse hábito pode contribuir para uma melhora significativa em diversos aspectos da nossa saúde.

A água é um componente fundamental para todas as células do nosso organismo, ajudando a regular a temperatura corporal, eliminar toxinas, lubrificar mucosas, transportar nutrientes e manter o funcionamento dos órgãos.

Os benefícios de uma boa hidratação

Podemos considerar como uma boa rotina de hidratação, beber 2,5 litros de água ao longo do dia. Dentre os benefícios dessa prática, alguns se destacam:

  • Musculatura mais forte: Toda a mecânica de contração e relaxamento das fibras musculares depende do volume hídrico presente. Quando elas ficam murchas, o vigor se perde e fica mais difícil correr, erguer pesos, entre outras atividades.
  • Intestino regulado: Manter o corpo hidratado garante que o trânsito intestinal esteja em dia e ainda evita o incômodo causado pelas prisões de ventre.
  • Rins sempre saudáveis: A melhor maneira de prevenir os cálculos renais (as famosas pedras nos rins) é consumir muita água. Quanto maior a fluidez do líquido filtrado pelos rins, menor a chance de a urina concentrar partículas sólidas.
  • Prevenção de doenças: Um corpo hidratado conta com um sistema imunológico sempre funcionando. Isso acontece porquê a manutenção da fluidez do sangue influencia de forma direta no transporte de nutrientes e oxigênio para as células.
  • Pode ajudar a emagrecer: Embora não seja um fator determinante, consumir água alguns minutos antes das refeições traz uma sensação de saciedade e consequentemente pode ser uma prática eficiente para que busca perder peso.

Não deixe para beber apenas quando estiver com sede

É extremamente importante consumir água, mesmo quando não estamos com sede. Quando o nosso cérebro começa a ficar desidratado, ele tende a se contrair e acaba trabalhando mais para conseguir se adaptar e manter suas funções.

Os prejuízos de um corpo desidratado são muitos e alguns sintomas começam a se manifestar, como tontura, urina escura, dor de cabeça, lábios rachados, dentre outros.

Beber água é fundamental para a saúde do corpo e manter uma rotina de hidratação adequada pode fazer toda a diferença no nosso dia a dia!

<