As pessoas com diabetes estão sempre atentas ao nível médio de glicose. Às vésperas do fim do ano pode ser um desafio ainda maior respeitar o plano de refeições.

Diabetes: 6 dicas para curtir as festas de fim do ano

As pessoas com diabetes estão sempre atentas ao nível médio de glicose. Às vésperas do fim do ano pode ser um desafio ainda maior respeitar o plano de refeições e manter estáveis os níveis de glicemia, quando panetones, pavês e outros pratos deliciosos estão por toda parte.

Os encontros no Natal e Réveillon giram em torno da comida e muitas vezes as festas contam com alimentos que não estão sempre na nossa mesa. Por isso, o planejamento correto é fundamental para fazer escolhas mais saudáveis e desfrutar bons momentos com a família e amigos.

A nutricionista Patrícia Ruffo diz que “apesar da pessoa com o diabetes bem controlado possuir dieta semelhante à daquela sem diabetes, é preciso restringir açúcares de absorção rápida e as gorduras saturadas”.

Confira algumas dicas da nutricionista para aproveitar as festas:

Planeje o cardápio com antecedência

Antes de chegar a qualquer evento, estabeleça um plano do que você vai comer. Por exemplo, se você sabe que só haverá aperitivos, selecione aqueles com menos calorias e que não aumentarão sua glicemia. Seja cauteloso com molhos que podem adicionar calorias escondidas, sal ou açúcar. Também é possível procurar os cardápios dos restaurantes na internet e planejar a refeição.

Evite o jejum durante longos intervalos

De acordo com a nutricionista, ignorar uma refeição pode afetar negativamente o nível da glicemia para quem tem diabetes. Uma forma de não ficar muito tempo em jejum é optar por suplementos indicados para pessoas com diabetes algumas horas antes da refeição.

Na hora em que a refeição for servida, tenha como objetivo encher metade do seu prato com legumes ou verduras. “A outra metade pode ser dividida em um quarto de grãos, ou até mesmo por opções como a batata-doce; e o quarto final com proteína magra (peixe, peru ou frango sem pele)”, sugere Patrícia. No caso de carnes como o tender, que é feito da parte mais magra do porco, opte por uma fatia com cerca de 50 gramas, que contém em média 80 calorias, e prefira as opções com menos teor de sódio. Por fim, adicione um pedaço de fruta e/ou laticínios para completar sua refeição.

Hidrate-se

Beber água é importante para a saúde em geral e bem-estar, mas pesquisas mostram que a bebida também pode ajudar com as calorias que consumimos. Além disso, a escolha da água pode ser útil para limitar outras bebidas açucaradas que podem ser tentadoras para quem tem diabetes nesta época do ano.

Escolha bem os carboidratos

Patrícia diz que “os alimentos ricos em carboidratos podem fornecer muitos nutrientes bons. No entanto, em comparação com as gorduras e proteínas, os carboidratos têm o maior impacto sobre a glicemia. Por isso, é importante escolher os carboidratos sabiamente e optar por alimentos com baixo índice glicêmico.”

Limite carboidratos refinados e processados e escolha alimentos ricos em fibras como maçã, cenoura, feijão, lentilha, castanha-do-pará e castanha-de-caju.

Tenha tranquilidade e coma devagar

O cérebro demora cerca de 20 minutos para avisar o estômago que está “cheio”. Quando as refeições são consumidas lentamente, as pessoas comem significativamente menos calorias do que aquelas que comem rápido. Para ajudar a diminuir a velocidade ao comer, para quem tem diabetes a dica é tentar mastigar mais vezes e de maneira mais lenta.

Você pode comer a sobremesa, mas…

“Se a sobremesa realmente importa para você, planeje com antecedência e coma menos carboidratos ao longo do dia, para que você possa desfrutar de um pedaço de torta”, aconselha a nutricionista. Lembre-se de ser consciente sobre os tamanhos das porções.

As frutas descascadas estimulam o consumo e, se você comê-las antes das refeições, elas o ajudarão com a saciedade, um trunfo para quem tem diabetes e não exagerar na comida. A maçã, por exemplo, é rica em pectina (fibra solúvel), que auxilia no controle glicêmico.

Se você é fã de panetone e sorvete, uma sugestão é cortar um panetone diet em pedaços pequenos e misturá-lo bem com sorvete de creme diet. Outra opção é misturar o sorvete de creme com amêndoas em lâminas.

E lembre-se que este é um momento de celebração, portanto, desfrute os bons momentos com sua família e amigos.