Originário da Amazônia, o cacau é considerado um alimento funcional, ou seja, que têm função nutricional e se consumidos de forma regular e moderada, auxilia na manutenção da saúde.

Confira todos os benefícios do cacau

Hoje é o dia do cacau, uma fruta que traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Originário da Amazônia, o cacau é considerado um alimento funcional, ou seja, que tem função nutricional e se consumido de forma regular e moderada, auxilia na manutenção da saúde.

O cacau é o principal ingrediente do chocolate. O fruto é rico em flavonoides e antioxidantes, substâncias que ajudam na defesa de diversas doenças e auxiliam o bom funcionamento do organismo.

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados do mundo. Saboroso, é um ingrediente presente nas mais variadas receitas. Além disso, é famoso por combater o mau humor, pois o cacau utilizado para fazer o chocolate tem propriedades que estimulam a produção de serotonina.

Comer com moderação

Nada em exagero traz benefícios para o corpo e com o cacau é a mesma coisa.  Seu consumo não pode ser feito em grandes quantidades ou com muita frequência. O alto consumo pode levar à obesidade e causar outros problemas sérios de saúde.

Para aproveitar todos os benefícios que o cacau pode oferecer, o ideal é consumir a fruta em sucos naturais ou em pó e sem a adição de açúcar. Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.

Benefícios do cacau

As vantagens do consumo do cacau, inclusive na versão em pó, são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas e minerais, além de conter boas quantidades de fibras. Conheça os principais benefícios que pode oferecer à saúde:

É antioxidante

A nutricionista Fernanda Machado destaca que o cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

Melhora o humor

O triptofano presente na fruta é um aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar e está presente na fruta.

Auxilia o intestino

O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas que são importantes para o funcionamento do intestino.

Ajuda o coração

O cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular por ser rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes, que combatem os radicais livres. Além disso, auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

Beneficia diabéticos

O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes pois está relacionado com melhora na ação da insulina. Vale ressaltar que esse benefício deve-se ao consumo da fruta in natura ou em apresentações que não tenham adição de açúcar.

Auxilia no emagrecimento

O cacau é rico em polifenóis, substância relacionada à queima de gordura. Por isso, pode ser ainda um grande aliado de quem deseja perder peso. É importante lembrar que uma dieta equilibrada sempre deve ser acompanhada por um médico e um nutricionista.

O cacau em pó pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis. De acordo com Fernanda, boas dicas são utilizá-lo na preparação de bolos, cookies, panquecas, vitaminas. “Uma boa opção é colocar também o cacau polvilhado no iogurte, na banana quente e com frutas. O que vale é utilizar a criatividade de acordo com o gosto de cada um”, acrescenta a nutricionista.

A quantidade ideal de cacau para consumo varia muito de pessoa para pessoa. A orientação de um nutricionista ou nutrólogo é muito importante para aproveitar todos os benefícios que o cacau pode proporcionar para a saúde.

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