O cérebro, órgão mais complexo do corpo humano, é responsável por regular a maioria das funções corporais e mentais.

Veja 7 atividades do seu dia a dia que podem prejudicar o cérebro

O cérebro, órgão mais complexo do corpo humano, é responsável por regular a maioria das funções corporais e mentais. Ações como respirar, piscar, andar, comer, pensar, interpretar, entre outras, são executadas porque passam pelo controle cerebral. Para garantir que o cérebro funcione de maneira saudável, é necessário abrir mão de alguns hábitos prejudiciais.

O neurologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Sidney Gomes, explica que “muitas práticas rotineiras podem afetar o bom funcionamento cerebral e, se repetidas regularmente, podem agravar o quadro. Então, é importante manter um estilo de vida saudável para preservar as atividades do cérebro e evitar doenças”.

O especialista aponta 7 hábitos que podem prejudicar o desempenho do cérebro:

Dormir pouco

Dormir pouco altera os processos cognitivos e pode impactar negativamente na capacidade de concentração. Sidney diz que “o ideal é dormir de 7h a 8h por noite, mas sempre respeitando o relógio biológico de cada um.”

Pular o café da manhã

Não tomar café da manhã também é prejudicial. “Depois de passar muitas horas sem comer, o nível de açúcar do organismo cai bastante e atrapalha o fornecimento de nutrientes no cérebro”, segundo o neurologista. Não se deve pular a primeira refeição do dia. Se não tiver fome ou tempo, deve-se comer, pelo menos, uma fruta ou um iogurte.

Alimentos calóricos

O especialista alerta que “consumir alimentos calóricos em excesso pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro e deixá-lo mais vulnerável à degeneração.” Por isso, é recomendado ter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas e regulares.

Excesso de açúcar

Ainda de acordo com Sidney, “o excesso de açúcar pode reduzir a capacidade do cérebro em produzir uma substância química que auxilia no aprendizado e na formação de novas memórias, além de combater a depressão e a demência.”

Não consumir muita água

Beber pouca água pode prejudicar a capacidade de raciocínio e causar dor de cabeça. “Não espere ter sede para beber água. Opte também por frutas ricas em água como melancia e laranja”, explica o neurologista.

Cérebro sedentário

Não exercitar o cérebro pode contribuir para o prejuízo do desempenho cerebral. “O estímulo com jogos, cursos e leitura ajuda a desenvolver habilidades e a manter o órgão saudável”, recomenda.

Tabagismo

O tabagismo altera o fluxo de sangue e aumenta a chance de causar acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, dilatação dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial. Para diminuir os riscos, é importante parar de fumar.

“Mesmo mantendo um estilo de vida saudável, é recomendável o acompanhamento médico para descartar qualquer tipo de alteração no cérebro e, em caso de diagnóstico de uma doença, indicar o tratamento mais adequado e eficiente”, ressalta o neurologista.

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