Qual a diferença entre colesterol bom e ruim?

Colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no corpo. Ele tem o papel vital de manter cada célula funcionado adequadamente, mas o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

Apesar de ser conhecido como o inimigo do organismo e da saúde, o colesterol pode também ser visto de forma positiva, pois ele é o responsável por todas as membranas que envolvem as células do corpo e ajuda nos processos de metabolismo. Além disso, o colesterol auxilia na produção dos hormônios sexuais e do cortisol.

Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o bom – HDL e o colesterol ruim – LDL. A diferença consiste entre eles consiste em:

  • Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminado.
  • Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é perigoso, pois leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame, por exemplo.

Além de ajudar a eliminar o excesso de colesterol ruim no organismo, existem alguns alimentos que colaboram para aumentar os níveis do bom. Confira quais são e inclua-os no cardápio: rarelo de aveia, berinjela, salmão (rico em Ômega 3), azeite, morango e abacate.

Para manter os níveis de colesterol adequados é importante uma alimentação saudável, pobre em gorduras e em açúcar, e evitar a vida sedentária, praticando exercícios físicos de forma regular.

Fonte: Tua Saúde

<